segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Três municípios do Paraná ainda seguem com problemas no abastecimento de água


Moradores de pelo menos três municípios do Norte e Noroeste do Paraná ainda enfrentam problemas de abastecimento de água devido aos estragos provocados pelas chuvas que atingiram o estado entre os dias 9 e 12. A situação mais crítica é registrada em Rolândia.
De acordo com a Sanepar, parte da cidade está sendo abastecida com água dos poços da Cocamar, da Associação Berger, do sítio Paraná e da própria Sanepar. A previsão é de que a captação de água do Rio Ema seja recuperada até o fim da tarde desta segunda-feira (18); as instalações da captação do Rio Jaú devem ser repostas nos próximos dias.

Maringá

Em Maringá, que chegou a ter 85% da população prejudicada depois que o Rio Pirapó transbordou e danificou equipamentos de captação e distribuição de água, cerca de 35 mil pessoas ainda estão sem água. A expectativa da Sanepar é de que o abastecimento seja totalmente normalizado até o fim da noite dessa segunda-feira (18).
Bairros localizados nas regiões mais altas da cidade e distantes da estação de tratamento ainda estão sem água; a dificuldade em restabelecer o abastecimento nessas regiões se deve à baixa pressão na rede e ao baixo nível de alguns reservatórios. Para agravar o problema, os bairros que já receberam água registraram um consumo 30% acima da média normal. Por causa disso, a empresa retomou o sistema de rodízio como forma de garantir que outras regiões recebam água ainda hoje.

Londrina

Em Londrina, o Distrito de Guaravera segue com o abastecimento comprometido, já que todo o sistema elétrico e de tubulação foi levado pelas chuvas. A previsão é de que a energia seja restabelecida ainda nesta segunda-feira (18), possibilitando a limpeza do sistema e posterior avaliação do posto. O abastecimento de água deve ser regularizado apenas na sexta-feira (22).

Normalização

Outras cidades que tiveram o abastecimento de água prejudicado já estão com a produção e distribuição normalizadas. Em Arapongas, os serviços foram retomados durante a madrugada, mas a Sanepar alerta que moradores de regiões mais afastadas dos reservatórios podem demorar mais para receber água. Em Apucarana, o abastecimento foi totalmente normalizado durante o fim de semana.Gazeta do Povo

Nenhum comentário: